Evento

esportes-gremio-nautico-uniao-conceito.jpg
f2b861bc5156507ca7e7cedfa4c65ad2.jpg

Eventos Desportivos

 

    Provavelmente, um dos mais antigos eventos da história do homem tenha ocorrido há milhões de anos quando um grupo primitivo de humanos se reuniu para comemorar uma caça. Desta forma, os eventos possuem suas origens na antiguidade e vivenciaram diversos períodos da história da civilização humana chegando até os nossos dias. Portanto, o evento surge então da criatividade humana, uma idéia, uma concepção que estruturada e sistematizada, “sai da imaginação”, tomando formas e proporções muitas vezes internacionais.

    Os eventos desportivos possuem todas as características gerais de um evento qualquer, contudo são acrescidos de um conjunto particular de especificidades. Podemos ainda evidenciar que existe uma interface entre quem o idealiza, o produz e o consome, de forma direta ou indireta.

 

 

O Marketing nos Eventos Desportivos

 

    Os eventos desportivos como estratégia de marketing vislumbram atingir determinados objetivos, sejam eles atrair mais turistas para uma maior lucratividade do setor turístico de determinada região, propagar uma imagem positiva do local para a população que o assiste ou fortalecer uma marca ou produto no mercado. Tornando-se, portanto, importante ferramenta nos planejamentos de negócios.

Desta forma acredita-se que os eventos desportivos possuem capacidade ímpar de atrair investimentos e de mudar realidades sociais envolvidas direta ou indiretamente na operacionalização dos mesmos. Cabe ao comitê organizador ter em mente que o processo de planejamento é fundamental para que se colham resultados positivos no curto, médio e longo-prazo.

 

 

 

eventos_esportivos.png

Tipos de Eventos Esportivos

 

Os eventos esportivos, antes preferencialmente institucionais, passaram a ter finalidades predominantemente econômicas (comerciais /promocionais)  ‐ com a intensificação das disputas pelo mercado, em face da concorrência e da crescente dependência das empresas com relação à opinião pública.

- Olimpíada: evento suis generis; é ao mesmo tempo gênero e espécie (tipo) de evento, dado o seu caráter singular. É uma competição que reúne várias modalidades esportivas e consome alguns dias na realização das diversas categorias. Tem periodicidade própria (na origem é das mais antigas).

- Campeonato: forma de competição em que os concorrentes se enfrentam pelo menos uma vez e tem uma duração relativamente longa. Recomendável quando há disponibilidade de tempo e de recursos.  

- Torneio: competição de caráter eliminatório, que é realizada em um curto espaço de tempo. Neste tipo de competição, dificilmente ocorre o confronto entre todos os participantes. Recomendável quando se tem pouco tempo e um grande número de participantes.

- Jogos: são competições nas quais são disputadas várias modalidades desportivas simultaneamente. Geralmente possuem curta duração, lembrando os torneios, podendo, ou não, apurar um vencedor geral, além dos vencedores por modalidades. São os Jogos Olímpicos, os Jogos Panamericanos, os Jogos Escolares, os Jogos Abertos do Estado, entre outros.

- Taça ou Copa: uma variável dos torneios ou campeonatos; com exceção dos eventos mais tradicionais (como a Copa do Mundo de Futebol), normalmente é utilizada para prestar algum tipo de homenagem ou promover algum patrocinador, associando sua marca ou produto ao nome do evento.

- Festival: atividade esportiva participativa e informal. Visa a integração e a promoção da modalidade, além de motivar os participantes e familiares.  

- Gincana: atividade esportiva recreativa que conta com diversas estações criativas e/ou objetivos a serem atingidos. Voltada para o lazer.   - Desafios: atividade normalmente individual, que tem os processos de escala como referência.  

- Exibição: atividade de performance individual ou coletiva, em que são valorizadas as destrezas do(s) participante(s), sem finalidade competitiva.

Outros exemplos de eventos esportivos:

‐ Olimpíadas escolares e empresariais;

‐ Gincana recreativa;

‐ Desafios esportivos – por exemplo, competição de lances livres no basquete;  

‐ Torneio de futsal na escola;

‐ Festival de ginástica;

‐ Palestra sobre a importância do esporte para a qualidade de vida das pessoas; 

- Palestrars sobre determinados esportes;

- entre outros