Endomarketing

corporate.jpg

Endomarketing é uma das maneiras mais eficazes para reduzir o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atrair profissionais altamente qualificados para a empresa.

A estratégia ajuda a criar e desenvolver uma imagem de bom lugar para se trabalhar a acaba se tornando o emprego dos sonhos para muita gente.

 

Algumas pessoas optam por chamar essa estratégia de “marketing interno”, porque é trabalhada a percepção dos colaboradores a respeito da empresa, considerando suas reividicações e apresentando novas formas de transformar os funcionários em evangelizadores da marca.

A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa – eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um restaurante. Quanto estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da empresa, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos.

Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio: começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.

Considerando a quantidade gigantesca de novas empresas que surgem todos os dias, quando pensamos nesse tipo de influência, precisamos considerar: é assim que grandes empresas se destacam no mercado – por que ficar de fora?

 

 

Por que trabalhar o endomarketing?

Antes de investir nessa estratégia, é fundamental entender como ela pode afetar sua empresa. O endomarketing, indiretamente, auxilia no aumento considerável de renda dentro da empresa – quando os colaboradores estão mais felizes com o lugar onde trabalham, seu rendimento é melhor e eles se encontram mais dispostos. Isso diminui certos gastos dentro da empresa e aumenta os resultados positivos.

1. Colaboradores mais motivados

O endomarketing auxilia na motivação dos colaboradores. Isso acontece porque a empresa se mostra mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer. A motivação dos funcionários aumenta consideravelmente ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem estar.

2. Otimização da produtividade

Assim como a motivação, a produtividade também se torna uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing.

Quando os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos com o seu trabalho, eles o executam de uma forma melhor, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.

3. Menor rotatividade de funcionários

Mais uma vez a motivação está ligada a outra vantagem do endomarketing.

Quando pensamos em colaboradores mais motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho em que estão inseridos, é notável que a rotatividade de funcionários diminui. Ao perceber que está inserido em um ambiente de trabalho que preza pela qualidade e bem estar dos colaboradores, poucos se mostram dispostos a deixar a empresa – não pensando apenas no salário, mas pela importância que a empresa dá para todos os seus funcionários.

4. Colaboradores mais leais e compromissados com a empresa

Coloque-se no lugar do colaborador: você também se sentiria mais acolhido por uma empresa que se preocupa com as suas necessidades e sugestões para melhorar o dia a dia da empresa. Isso impacta diretamente na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham.

5. A empresa passa a ter um clima organizacional  mais saudável e agradável

Quando a empresa se preocupa com a qualidade de trabalho e bem estar dos seus colaboradores, o fluxo de atividades se ajusta e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa. Isso influencia no desempenho do time e do aumento de resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.

6. Qualidade de trabalho e bem estar

Algumas atividades no dia a dia são estressantes.

Muitos colaboradores acabam deixando que esse tipo de momento no trabalho afete seu bem estar. Quando a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e notamos uma melhora considerável na saúde mental da equipe e diminuição do stress nos escritórios.

 

A Bitten cria projetos e eventos corporativos relacionados ao bem estar e à qualidade de vida dos funcionários. Para nós, a integração do esporte com o universo corporativo fortalece as relações internas da empresa e faz com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio, incluindo sua gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados de atuação, o que resulta em melhorias tanto na qualidade dos produtos como na produtividade pessoal e na qualidade de vida no trabalho.

O esporte cria valor e é uma excelente ferramenta de relacionamento, incentivo e integração